Atualmente, 96% dos serviços do Estado já estão disponíveis no portal rs.gov.br - Foto: João Vitor Borba/Ascom EDP

Governo do RS apresenta nova experiência digital para o agro gaúcho

Transformação aproxima produtores rurais dos serviços do Estado

O governo do Estado apresentou, nesta quarta-feira (3/9), durante a Expointer 2025, a estratégia de transformação digital voltada ao setor agropecuário. O painel “Nova Experiência Digital no Agro Gaúcho” ocorreu no auditório do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e reuniu gestores públicos e especialistas em inovação.

Participaram da atividade a titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, o secretário-adjunto da pasta, Bruno Silveira, que atuou como moderador, o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, e o diretor de Soluções Digitais da Procergs, Marco Seadi.

O painel destacou o avanço da digitalização dos serviços públicos no Rio Grande do Sul. Atualmente, 96% dos serviços do Estado já estão disponíveis de forma digital, somando 750 serviços integrados no portal rs.gov.br. A plataforma registra mais de 7 milhões de acessos mensais e mantém índice de satisfação superior a 85% dos usuários.

Bruno Silveira destacou que o resultado reflete a forma como a população tem se apropriado dos serviços digitais. “O cidadão consegue acessar serviços de forma simples nesta plataforma, o que amplia a aproximação com o governo. O índice de satisfação dos usuários mostra a importância desse trabalho”, afirmou.

GurIA, a assistente digital do governo

Entre as inovações apresentadas está a GurIA, assistente digital do governo baseada em inteligência artificial, que amplia a capacidade de atendimento ao cidadão em múltiplos canais, como o portal e o WhatsApp oficial. A ferramenta permite interação em linguagem acessível, disponível 24 horas, e responde a demandas sobre políticas públicas e serviços do Estado.

Danielle ressaltou a relevância da tecnologia. “A GurIA é nossa inteligência artificial generativa. Ela conversa com o cidadão, oferece informações sobre serviços e políticas públicas do Estado e puxa essa interação também pelo WhatsApp, aproximando ainda mais governo e população”, afirmou a secretária.

Nova fase do portal rs.gov.br facilita a vida do cidadão com inteligência artificial e atendimento personalizado
GurIA amplia sua capacidade de interação e passa a responder perguntas sobre o Plano Rio Grande
O diretor da Procergs reforçou o papel das jornadas digitais, com foco especial no setor agro. “Na jornada do produtor, o governo já indica um caminho, oferecendo uma trilha personalizada. Além disso, com a GurIA, ganhamos ainda mais dinamismo no atendimento e no acesso a serviços”, explicou Seadi.

Procura por serviços digitais

O diretor-geral do EDP destacou a importância de alinhar a estratégia à realidade nacional. “Hoje, mais de 70% da população brasileira já tem login no gov.br, o que demonstra maior procura por parte do cidadão por serviços digitais. A nossa estratégia se conecta a esse movimento, garantindo que os gaúchos encontrem, no portal, soluções alinhadas às suas necessidades, com foco em gerar valor e simplificar a vida do cidadão”, afirmou Stoffel.

A estratégia também aposta em jornadas digitais personalizadas e em comunicação proativa multicanal, aproximando o cidadão das políticas públicas e antecipando demandas. A proposta é simplificar processos, reduzir burocracias e garantir inclusão digital no campo, fortalecendo o acesso da população rural a serviços e programas governamentais.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.